terça-feira, 27 de julho de 2010

Trilha Matedeiro-Lagoinha do Leste.

































Outra opção para chegar a praia da Lagoinha do Leste, é seguindo pelo costão direito da Praia do Matadeiro, por uma trilha de pescadores que serpenteia pelo morro, margeando a faixa de costão.
A trilha não tem nenhuma placa de indicação, mas os moradores do costão sabem indicar o caminho, e não vão se negar a fazer isso! Basta ser educado e perguntar com jeito!
O caminho é mais longo que o percorrido quando se vai pela trilha do Pântano do Sul, mas é mais suave e a vista também é muito bonita, principalmente porque a visão da orla da Armação até o Campeche é livre de obstáculos, permitindo enxergar detalhes da paisagem que você só terá por aquele ponto de vista.
O mesmo se pode dizer quando da chegada ao lado voltado para a Lagoinha do Leste, pois você terá outro ponto de vista da paisagem selvagem da Lagoinha, com a lagoa aparecendo em primeiro plano, com todos os detalhes dos meandros.
A trilha é melhor na parte voltada para o Matadeiro, porque muitos pescadores exploram os ótimos pesqueiros de Garopa e Badejo do costão. A partir da volta do topo do morro, o bicho pode pegar, principalmente no inverno e primavera, quando a trilha fica quase fechada e é fácil se perder ou machucar na vegetação serrada.

Por isso é melhor seguir esse caminho nos meses do verão ou logo depois da temporada.
O percurso leva aproximadamente uma hora, em ritmo lento.
Não esqueça de levar bastante água e frutas para repor os líquidos e sais minerais perdidos no caminho, além de uma boa máquina fotográfica para registrar a paisagem e a aventura.
É mais um roteiro inesquecível que temos na Ilha de Santa Catarina e que poucos manés ou turistas se arriscam a seguir ou conhecer. Mas vale a pena, com certeza!
Arrume uma turma boa de aventura, um bom equipamento de trekking e vá em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário