quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Punta Hermosa, Perú.
















Punta Hermosa, a cerca de 60 Km ao sul de Lima é um importante e tradicional pólo de surf no litoral peruano.
Ali ficam localizados vários picos de surf famosos em todo o mundo, com características distintas, concentrados em uma pequena faixa de litoral, o que torna Punta Hermosa um destino de surf muito procurado pela qualidade de seus point breaks (fundos de pedra).
La Isla é o pico de surf mais procurado, e por isso mais crowd, onde o localismo é mais intenso por parte dos peruanos, acostumados com o desrespeito por parte dos brasileiros. É uma direita longa, fácil de entrar e bem manobrável. Funciona bem com ondulação até 10 pés.
Kontiki fica no out side de La Isla e é uma onda de pico, pra direita e pra esquerda, embora a esquerda seja melhor, por ser mais longa e abrir mais. É uma onda que quebra sempre acima de 3 metros, forte e volumosa.
Punta Rocas fica a aproximadamente 2 Km de La Isla, seguindo pela Rodovia Panamericana Norte. É uma onda de pico cuja direita é mais longa e volumosa e a esquerda é mais curta e em pé. Funciona bem com ondulação até 12 pés, acima disso passar a arrebentação é tarefa difícil.
Seguindo pela região a direita de La Isla, ficam as ondas de El Passo, com características de beach breack e sem muita qualidade, mas são opções para dias de muito crowd.
No out side de El Passo fica Pico Alto, uma onda que começa a quebrar com ondulação acima de 12 pés e pode chegar aos 35 pés. É muito procurada por big riders de todo o mundo que pegam alí o resquício da ondulação que passou pelo Hawaii.
Señoritas fica em uma baía que se usa para sair de Pico Alto. É uma esquerda forte, tubular na maré seca e com fundo raso de pedras. A saída e entrada é pelas pedras e tem que tomar cuidado com os ouriços. Ela lembra muito a esquerda da Joaquina que quebra atrás da Pedra Careca.
Cabaleros é a direita que quebra do outro lado da baía onde fica Señoritas. É longa, hot Dog, e tem uma seção tubular mais para o inside. É muito procurada pelos brasileiros que não gostam de ondas grandes.
Como deu pra perceber, opções de ondas em Punta Hermosa não faltam, e o que é melhor, você pode percorrer andando. Além disso há mais uma infinidade de bons picos de surf nas proximidades.
O balneário cresceu muito nos últimos 10 anos, com muitas melhorias nos acessos até lá e na infra estrutura local, que hoje conta com comercio bem variado, muitas opções de restaurantes, padarias, bares, pousadas, hotéis e casas de veraneio para alugar.
Se você está em um grupo grande, talves seja mais vantajoso alugar uma casa, mas pesquise a localização para saber se é segura e próxima dos points de surf preferidos e se o dono do imóvel é uma pessoa idônea.
Uma boa opção de hospedagem é na Pousada do Luisfer, bem em frente a La Isla. O local é limpo, confortável e com vários quartos. O incoveniente é que está sempre com muita gente e o barulho é estressante as vezes. A diária fica em torno de U$ 18,00 com as 3 refeições incluídas, na baixa temporada. Eles oferecem o serviço de translado e surf trips.
A Pousada Mama Vidal é a minha preferida, por seu ambiente roots, calmo e acolhedor. Tem poucos quartos e o pessoal da pousada é muito amigável, fazendo você se sentir em casa. A diária por pessoa é de aproximadamente U$ 5,00, ou U$ 18,00 com as 3 refeições incluídas, na baixa temporada.
Punta Hermosa é outro destino imperdível na costa peruana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário