sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ensinamentos da depressão pós eliminação da Copa.

Apesar da bola e do futebol terem sido uma das melhores invenções do homem, pelo maravilhoso potencial econômico e gerador de riqueza e diversão que tem, é nessa ressaca pós eliminação da Copa do Mundo de futebol que fica fácil a gente perceber como somos tolos!

Andando por Floripa, onde moro, após o jogo fatídico, era impossível ver alguém esboçando alguma reação feliz no rosto, como um mar de pessoas carrancudas, com ar de poucos amigos e estampando aquele semblante amargurado e de profunda infelicidade, típicos de quem está deprimido. Ninguém dava a menor importância pro dia lindo de sol, pra mulherada bonita, a paisagem no horizonte, ou pra pegar uma prainha.

Reparando nessa reação coletiva, passei a achar graça de comportamento tão infantil, típico de uma sociedade fora da realidade, como a nossa!
Em época de Copa do Mundo, nada mais tem importância! Nem lembramos mais dos desabrigados das enchentes do nordeste morrendo de fome, sede e abandonados a mingua, muito menos da violência crescente promovida pela orda de viciados em crack que vicejam pelas cidades e dos políticos safados que continuam amealhando mais uns milhõezinhos enquanto todos estão muito distraídos.

A maioria vai retomando a rotina aos poucos, embora seja ruim para os milhares de garçons que perderão sua boquinha antes do previsto, e funcionários contratados por lojas e supermercados que faturavam um extra na onda do fanatismo futebolistico.

Mas é muito bom para a sobrevivência e alegria dos bois do pasto, que deixarão de ser sacrificados para o churrasquinho da galera (mesmo que temporariamente), e muitos outros recursos naturais que serão economizados com a depressão econômica pós eliminação.

Agora é a hora de comprar TVs, racks, camisas da seleção e cornetas! Quem sabe, já se preparando para 2014. Tá tudo em promoção.

A tristeza de uns é a alegria de outros!

Mas a tristeza da eliminação da copa é um importante laboratório para crianças, adolescentes e muitos adultos aprenderem a lidar com os infortúnios da vida e o sentimento depressivo.

É gente, a vida continua, como sempre continuará, independente de qualquer coisa, e mesmo depois que nós, humanos infantis e imaturos, deixarmos de existir.

Deixe a vida rolar....... como a bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário