sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobrevivendo ao crowd em Binguin (Bali).




































A infraestrutura para recepção de turistas no cliff de Binguin se desenvolveu muito nos últimos anos, o que levou ao aumento considerável do crowd, nesse que é um dos picos mais disputados pelos surfistas em visita a ilha de Bali.
A onda é um play ground para os surfistas se aprimorarem na arte do tubo. É o tubo mais fácil da região do Bukit de Bali (parte elevada da ilha, onde são encontrados os picos de surf mais famosos) , apesar de ser perigoso na maré seca, mas ainda assim é mais tranquilo que o inside corner de Uluwatu e do que Padang Padang!
Hoje os warungs da orla de Binguin estão bem mais estruturados, limpos e confortáveis. Com isso, muitos turistas e surfistas que antes ficavam em outras acomodações mais confortáveis, em pousadas e hotéis da região do Bukit ou de Kuta, optaram por ficar por ali, se hospedando e alimentando nas pousadas e warungs locais.
Os espanhóis passaram a dominar o pico, sempre em grandes grupos de surfistas e bodyboarders. Como eles gastam seu dinheiro nas pousadas e restaurantes de lá, acabam tendo tratamento diferenciado dentro da água e são paparicados e protegidos pelos surfistas locais.
Com isso, a situação para quem não fica hospedado nas pousadas locais ficou bem complicada dentro da água.
Os espanhóis passaram a se sentir os donos do pedaço, com total conivência dos surfistas locais, e tornou-se muito comum o embate verbal e físico com eles.
Então, os conselhos que dou para aqueles que gostariam de dar um surf mais relaxado em Binguin são:
- Prefira ir para Bali fora da alta temporada (junho a agosto). Em abril, maio e setembro é bem mais tranquilo para surfar e se deslocar pela ilha, além da cotação do dólar e os preços serem melhores.
- Opte por ficar em pousadas de Binguin, de preferência aquelas próximas ou bem em frente ao pico, para você poder monitorar o melhor horário para fazer o surf, e ao mesmo tempo, ficar arregado com os surfistas locais.
- Não esqueça de levar alguns brindes para os surfistas locais, como camisetas, calções, bonés, leashs e lycras usados que você não usa mais, e parafinas e adesivos para distribuir aos poucos para a molecada.
- Faça as refeições e massagens ( relaxantes e baratinhas) nos warungs da orla, com a preocupação de variar os locais, para distribuir seu dinheiro por vários estabelecimentos, agradando a mais pessoas e fazendo mais amizades e contatos.
- Seja o primeiro a entrar na água pela manhã (até crowdear você já pegou 4 a 5 ondas e já fez a cabeça!) e o ultimo a sair no fim de tarde (os ultimos sempre conseguem pegar mais 4 ou 5 ondas antes de ficar totalmente escuro), e fique atento ao horário do almoço, quando geralmente o crowd é bem menor.
- Jamais rabeie (a não ser que seja autorizado) ou discuta com um surfista local, mesmo que seja um moleque.
Com essas dicas, suas possibilidades de sucesso no surf em Binguin são bem maiores!
Aproveite os horários de maior crowd para surfar em picos menos congestionados, como uluwatu e Balangan ( na maré cheia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário