quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Destinos tranquilos pra surfistas ou um bom lugar pra morar.

















Se você amigo surfista procura um lugar tranquilo pra morar ou dar um tempo, com clima tropical, boas ondas, água quente e cristalina, areia branca, muito verde e coqueiros pra todo lado, povo amistoso e pacífico, comida boa e barato pra ficar, acho que tenho algumas sugestões.
Eis alguns candidatos fortes:
Porto Viejo (Salsa Brava), na porção caribenha (Oceano Atlântico) da Costa Rica. Lugar pacato, comida boa, muito verde e coqueiros pra todo lado, todo aquele conjunto de qualidades que citei acima, e com preço acessível! Tem uns rastafaris metidos a malandro, mas não dando mole, pode-se encontrar bons amigos entre eles. Eles adoram futebol e a peladinha no final de tarde é sagrada. O turismo está crescendo de forma contida e basta ter um pouco de tino, dom para culinária ou artesanato, para fazer um bom dinheiro. A passagem de furacões eventualmente por lá tiram pontos de Salsa Brava, mas ainda continua sendo o destino preferido fora do Brasil para morar um dia.

Guili Nangu, uma ilhota quase deserta, como várias outras na costa da ilha de Lonbok (Indonésia), ainda é o lugar mais paradisíaco que encontrei. Faz parte de um mini arquipélago de ilhotas em que é possível dar a volta no perímetro de cada uma em no máximo 1 hora. Mergulhando 5 minutos nos corais que cercam a ilha você pode caçar um peixe difícil de tirar da água. Enquanto você pesca tranquilamente, pode ficar admirando a perfeição das ondas quebrando pra direita e para a esquerda, sobre as bancadas de coral. Fica muito perto de Desert Point (Banko Banko) e você pode ir lá de barco.
Há várias ilhas desertas como essa espalhadas pelas diversas regiões da Indonésia e Micronésia, Filipinas e Tailândia, mas a sensação de isolamento, as mudanças climáticas (que podem fazer algumas desaparecerem em alguns anos) e possibilidades de eventos relacionados com o vulcanismo (como terremotos, Tsunamis e erupções vulcânicas) tiram pontos dessa candidata como local para se estabelecer de forma definitiva.
San Diego, no sul da Califórnia, é o paraíso pra quem surfa e gosta dos confortos da cidade grande aliado ao ambiente tranquilo de cidade pequena. É do ladinho do México, rápido e barato pra ir pro Hawaii e muitos outros destinos pelo mundo. Ruas limpas, arborizadas e tranquilas, pouca violência, comida variada e barata (junk food mesmo tem pra todo lado!), aluguel de casa por preço acessível e carro usado muito barato. É um dos melhores lugares pra se conseguir um emprego porque é um destino turístico bastante visitado por americanos de todas as partes, e é uma cidade cercada por universidades, por isso tem uma vida noturna forte, com muitos bares e restaurantes. A rotatividade de empregados é grande porque os estudantes que trabalham acabam indo embora e deixando vagas abertas. O problema é conseguir o visto de permanência, o perigo latente de terremoto e o fato de não poder nem beber uma geladinha na praia porque você pode ser preso e pagar uma multa braba pra ser liberado.

No Brasil, Icacaré, na Bahia era minha favorita por ser muito verde, ter praias lindas com ondas boas e constantes, comida boa e barata e fazer calor o ano todo. Mas o turismo explodiu nos últimos anos e a tranquilidade só é possível nos meses de maio a setembro. No verão é um inferno se locomover, é tudo lotado, muita bagunça, lixo, barulho, violência crescente e ultimamente a dengue tem feito muitas vítimas.
Esses são alguns destinos que eu escolheria pra morar levando em conta aqueles motivos que pra mim seriam os mais importantes para eu ter qualidade de vida e ser feliz. Há muitos paraísos para se visitar de forma temporária, mas que seria difícil se estabelecer de forma definitiva, seja pelo isolamento, custo de vida, falta de opção de trabalho ou renda ou burocracia exigida para conseguir os papéis de permanência. Meus locais favoritos pra me estabelecer no caso de perder a paciência com Floripa e resolver mudar de ares.
Se você exige os mesmos pré-requisitos pra um lugar ser candidato a novo lar, pode dar uma checada nesses que indiquei, pra não ficar perdendo tempo procurando muito.

Um comentário:

  1. cara e lá pro lado de maceió? praia do frances?? não recomenda? to cansado do frio de floripa quero um lugar pra morar com a familia pegar minhas ondar e conseguir me manter trabalhando... achei um luxo esse seu post mas meus destinos seriam prioridade dentro do brasil por ter uma filha q esta estudando... aceito sugestões.. qquer coisa conecta.. marinophoto@hotmail.com abraços e aloha!

    ResponderExcluir