Uma das trilhas com vista mais bonita na Ilha de Santa Catarina é a que liga a comunidade de Ratones á Costa da Lagoa.
É conhecida como Caminho da Costa e está localizada próximo ao ponto final da linha do bairro Ratones, no local conhecido como Canto do Moreira. Por lá todos sabem informar qual caminho você deve seguir para chegar a trilha.
Você pode estacionar o carro ao lado da Associação Ecologia da Terceira Idade e pegar a Servidão Caminho da Costa, que vai dar direto na trilha.
O percurso é de aproximadamente 3 km, em trilha de chão batido, com trechos mais puxados e pedregosos e outros mais suaves, por entre vegetação densa de Mata Atlântica. Basicamente é atravessar um morro entre Ratones e a Costa da Lagoa, e no caminho você tem vista privilegiada da paisagem dos dois lados do morro.
É bom passar bastante repelente de mosquitos, porque eles não dão trégua e são de diferentes espécies e tamanhos. No verão as mutucas também atrapalham um pouquinho.
A trilha é cortada por riachos de onde se pode pegar água de boa qualidade pra matar a sede.
No topo do morro na face voltada para a lagoa, o visual é particularmente bonito, por oferecer uma perspectiva da Lagoa da Conceição, do Parque Florestal do Rio Vermelho e das dunas da Joaquina, que você não terá em nenhum outro lugar!
No povoado da Costa da Lagoa, você encontra ampla variedade de bares e restaurantes, que além da localização e vista privilegiada, ao lado da lagoa, oferecem cardápio de pratos típicos, baseados em frutos do mar. Os preços variam de acordo com o requinte do restaurante. Os mais simples, tem pratos deliciosos a preços bem acessíveis!
Uma dica é a caipirinha feita com cachaça de alambiques artesanais e tradicionais da ilha. Beba com moderação para não se perder no mato na volta.
No verão, eu recomendo também um mergulho na cachoeira da Costa. Basta perguntar aos moradores locais o local, que é de fácil acesso! Foi feita uma grande piscina na base da cachoeira para permitir o mergulho e banho com maior segurança.
A trilha do Caminho da Costa é recomendada para todo aquele ilhéu que ainda não conhece um dos redutos mais agradáveis e bonitos de Florianópolis, e para turistas descolados que gostam de aventura e de fugir dos roteiros comuns.
É uma trilha para ser feita calmamente, sem pressa, apreciando a paisagem e o cheiro do mato. Ela é tranquila e pode ser feita por crianças e idosos.
Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário