segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lagoinha do Leste, Florianópolis.







































Um pedaço do paraíso em sua forma mais primitiva! Algo como ser transportado para o tempo anterior ao descobrimento, só que sem os índios!

É um lugar impressionante por guardar várias paisagens naturais belíssimas em uma pequena área.

São lagoas, cachoeiras, dunas, picos montanhosos altos e escarpados, de onde a vista é deslumbrante, tudo isso ao lado do mar e de uma praia paradisíaca, de areia clara e onde a lagoa que margeia a praia desemboca.

Na trilha ainda, antes de chegar a praia, todos ficam abismados com a beleza do lugar! É emocionante!

Tá certo que a trilha não é nada fácil! Além de estreita e sinuosa, é cheia de pedras soltas, buracos e subidas puxadas. Não é recomendada para principiantes nem pessoas que tenham limitações físicas!

Esteja preparado para alguns tombos, tropeços e arranhões na vegetação. Com chuva ou a noite, o caminho vira um inferno! No verão, as Mutucas também costumam atrapalhar um pouco a caminhada.

Não esqueça de levar bastante água, um pequeno kit de primeiros socorros, repelente de mosquitos e uma lanterna.

Se a ideia é fazer só um bate e volta rápido, leve só uma garrafa de 1,5 litros de água para a caminhada (você pode encher de novo na bica próxima a praia) e algumas frutas, e o mínimo de bagagem para não carregar peso desnecessário. Tudo vai parecer muito pesado na subida!

Se a intenção é acampar por alguns dias, procure um dos 2 acampamentos que tem por lá. Um no costão direito, próximo a bica d´água (acampamento do Renatinho, o mesmo que pode levar você de bote) e outro no costão esquerdo. Assim você terá mais segurança e conforto!
Também sugiro que você leve uma lona grande para por em cima da barraca e aumentar sua área seca, em caso de chuva.

Para comer é bom você levar alimentos duráveis como carne seca ou linguiça calabresa, feijão, arroz, café solúvel e leite condensado (para por no café, servindo como açúcar e leite). Deixe tudo sempre bem fechado e pendurado no teto da barraca para evitar o ataque de formigas e outros animais.

Reserve uma noite para apreciar o céu. A escuridão do entorno faz o céu da Lagoinha ser um dos mais estrelados e bonitos da ilha!

Se você gosta de pescar, não esqueça o equipamento. Os costões e mesmo a praia e a lagoa são muito piscosos, e até mesmo os pequenos riachos que descem os morros estão repletos de Pitús.

O mar na Lagoinha é bravio, ideal pra quem gosta de pegar ondas! Inclusive ,é muito procurada pelos surfistas por causa da constância e qualidade das ondas! Quando não tem onda em lugar nenhum da ilha, lá é o lugar onde você pode encontrar umas valinhas divertidas!
O vento do quadrante sul é terral no lado direito da praia. Com vento fraco você pode pegar boas ondas na praia toda. Ondulações de todos os quadrantes fazem quebrar ondas por lá, mas a condição ideal é com ondulação de sudeste e vento sul.

Coso você não esteja com muita disposição para a caminhada, quer ir com crianças ou pessoas de maior idade, ou quer levar bastante equipamento para acampar confortavelmente, tem a opção de contratar um barco para leva-lo.

Uma baleeira que sai da praia do Pântano do Sul, no sul da ilha e ao lado da praia da Lagoinha do Leste, sai por volta de R$ 100,00, para levar e buscar, dependendo do número de passageiros . É ideal para ir com um grupo de mais de 8 pessoas. Você pode contratar o serviço na praia do Pântano do Sul mesmo, é só perguntar para os pescadores que eles indicarão as pessoas que fazem o roteiro.

Tem também a opção de ir de bote inflável, contratando os serviços do Caio (contato pelo número 48-99661189) ou do Renatinho, com a vantagem de chegar até a areia da praia da Lagoinha de forma mais segura e tranquila! É ideal para grupos com até 4 pessoas e sai por volta de R$ 50,00, para levar e buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário