sexta-feira, 12 de junho de 2009

Golpes de aeroporto.

Escrevendo sobre dicas de viagem em um artigo agora a pouco, me lembrei de golpes de aeroporto que já presenciei ou ouvi falar, aplicados em viajantes desavisados. Então aproveito que eles estão bem vivos na minha memória pra alertá-los de como estes golpes acontecem.
O mais perigoso e de consequências mais graves, é aquele aplicado, geralmente, sobre homens com perfil de pessoa simples ou sem malícia, que são abordados por uma mulher linda (daquele tipo que toda mãe queria como nora!) durante o check in, dizendo que está com excesso de bagagem e pergunta a vítima se ela se dispõe a despachar a mala, fazendo assim um grande favor.
O ideal nesses casos, para que você não corra risco, é pedir que ela tire o excesso de bagagem da mala dela e você escolha o que pode por em sua bagagem, embora hoje em dia, já se descobriu roupas engomadas com cocaína e os mais diversos tipos de produtos forrados de droga. Então, para não correr risco desnecessário, pessa desculpa, mas recuse ajudar, ou você pode seguir viagem com a dúvida cruel se caiu em algum golpe.
O mais frequentemente é aplicado geralmente por uma dupla ou trinca de golpistas, quando dois sujeitos muito bem vestido (com jeitão de executivos) abordam uma vítima solitária, com aquele perfil de pessoa singela ou que está com cara cansada e carregando muita bagagem ou laptop. Parecendo meio perdidos ou desinformados, os golpistas começam a bombardear a vítima com perguntas na intenção de distraí-la, então o outro comparsa aproveita a situação e sorrateiramente leva alguma bagagem ou o laptop.
Então, no caso de você ser abordado por pessoas estranhas no aeroporto ou rodoviária, mesmo bem vestidos e articulados, fazendo muitas perguntas, mantenha a atenção em sua bagagem e indique a eles o balcão de informações, ou simplesmente diga que não sabe informar ou está com pressa. Esse golpe tem variantes aplicados em restaurantes e hotéis, então fique atento.
Também é bom nunca aceitar nada comestível ou bebidas oferecidas por estranhos, mesmo aquele(a) mais simpático(a) e amigável, que está conversando com você a horas, você corre o risco de virar mais uma vítima do "boa noite Cinderela".
Se o seu casaco ou moletom tem aquele capuz , mantenha a atenção e certifíque-se antes de passar pelo setor de checagem da polícia federal, que não puseram nada dentro do capuz de seu casaco sem que você persebece. É um detalhe banal que pode evitar muita dor de cabeça. Quanto maior o volume de seu casaco, principalmente aqueles com capuz forrado de pele, mais fácil de esconderem algo sem que você sinta. Este golpe é mais aplicado em voos que vem da Colômbia, Venezuela e Peru.
Viajar é maravilhoso, mas requer muita atenção, principalmente nos momentos que antecedem o check in e o embarque, porque são nesses momentos que as máfias se aproveitam dos distraídos para obter vantagem. Se você permanecer com semblante atento, sem baixar a guarda, os golpistas vão direcionar o foco para uma vítima mais fácil.
Então muita atenção e boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário