Bom, nesses dias, eu e alguns amigos discutíamos a cerca da qualidade das companias aéreas e lamentávamos a falta de um ranquim que determinasse quais as melhores e piores (incluindo qualidade dos serviços de bordo, do pessoal em terra, dos aviões, comida, etc..).
Lamentávamos também o fato de geralmente elas mudarem para pior, como aconteceu com a saudosa VARIG. Mas fazer o que? Nesses dias de competição acirrada pelo mercado, globalização dos serviços, crises internacionais ou internas, estamos sujeitos a essas mudanças abruptas e inesperadas.
Falando nisso, muitos viajantes ficaram surpresos com a recente interrupção pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes (?) dos voos para Lima (Peru), a partir do dia 16/06. Eu inclusive, que tinha emitido meu bilhete para lá por esta compania, e embarcaria no dia 17, estou até agora sem saber se vou realmente embarcar, para que empresa aérea serei recolocado, em que voo, dia e hora. Assim fica difícil!!!!! Mas veja o nível das empresas aéreas que nos servem e a consideração que tem por nós. Não é a toa que muitos aviões caem por falta de manutenção, e para muitas empresas nós somos apenas números ou estatísticas.
Bem, mas voltando ao assunto qualidade das empresas aéreas, a nível mundial, as novas companias do Oriente Médio como QATAR airlines, FLY EMIRATES, DUBAI airline e EMIRATES airlines, entre outras, competem pelos melhores serviços e tem uma qualidade invejável, tanto de pessoal quanto de aeronaves (geralmente novinhas e até perfumadas!), com ótimo serviço de bordo e em terra.
Talvez a empresa aérea mais tradicional a manter os ótimos serviços e qualidade das aeronaves seja a KLM.
A LUFTANSA, LAN CHILE e SOUTH AFRICA airlines, tem ótimos serviços de bordo, com pessoal cortez e educado, cardápio rico, apetitoso e com fartura, além de bebida liberada, mas os aviões já estão ficando velhinhos e as vezes dá medo entrar em alguns deles, principalmente para voos longos.
Talves com raras injustiças, todas as outras empresas aéreas, tradicionais ou não, lutam para aumentar os lucros (ou diminuir os prejuízos), em detrimento da qualidade dos serviços (muitas cobrando até pela mísera refeição ou lanchinho de bordo) e pela segurança do usuário, utilizando aviões que já deveriam ter sido aposentados, ou que geram dúvidas quanto a periodicidade das manutenções. Outras até tem equipamentos novos, mas os serviços prestados são horríveis e a gente já sai do voo lamentando ter comprado o bilhete naquela empresa e ter que voltar por ela. E outras nos extorquem ao cobrar taxas extras (saídas não se sabe de onde, principalmente se você não fala a língua ou não entende o atendente), excesso de bagagens inexistentes (uma vez que o peso que você está levando está estipulado em seu bilhete, como já aconteceu comigo), ou excessos cobrados sobre míseros 2 ou 3 quilos (perfeitamente ignoráveis).
Se você quiser colaborar na elaboração de um ranquim, dê sua opinião, ela é importante para que possamos ajudar outros viajantes a escolher a melhor empresa para voarem (ou a menos pior), obrigado.
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