sábado, 13 de junho de 2009

Cuidados em voos de longa duração.

Se o seu voo tem mais de 8 horas de duração (dentro do avião, não contando as escalas), você deve tomar alguns cuidados pra diminuir os efeitos indesejáveis, como o ressecamento das mucosas e pele (provocado pela longa exposição ao ar seco que sai do ar condicionado), dores nas pernas e juntas (causadas pelo longo tempo sentado naqueles bancos, quase sempre em posição não muito confortável), dores abdominais provocadas por gases, dor de cabeça, enjôos e o famoso jet leg.
Para evitar ou diminuir o ressecamento da pele e mucosas, é importante ter em mãos um hidratante, o batom de manteiga de cacau e um colírio (daqueles que podem ser postos no nariz também). Faça uso deles logo após as refeições, ao ir ao banheiro escovar os dentes (é importante manter o hálito fresco ao estar tão perto das pessoas, como em um avião, por isso também não dispense o uso de chiclets e balas de menta com alguma frequência).
As dores nas pernas e juntas podem ser evitadas ou minimizadas com exercícios, geralmente recomendados pelos comissários de bordo. Não tenha vergonha de fazê-los de hora em hora por alguns minutos e sempre que tiver oportunidade, se levante, caminhe pelos corredores e aproveite as idas ao banheiro para se espreguiçar e relaxar a musculatura chaqualhando braços e pernas. Também é importante usar calçados confortáveis (de preferência aos tênis ou chinelos), ou tire os sapatos assim que possível.
Se você já tem problemas de circulação, faça sua reserva com antecedência para permitir que escolha os bancos próximos as saídas de emergência, onde há mais espaço pra esticar as pernas.
As dores abdominais provocadas por gases estão diretamente ligadas a ingestão de bebidas gaseificadas e alimentos verdes ou ricos em amido, como saladas, macarrão, pão e arroz. Como esses são geralmente a base do alimento servido pelas companias aéreas, é um mal difícil de se evitar. Mas você pode restringir sua ingestão de verduras e dar preferência as proteínas (boas companias aéreas permitem a troca do alimento oferecido, então você pode trocar a porção de amido por outra de carne, por exemplo). Ou você pode aproveitar o ato da reserva para explicar seu problema e encomendar alimentação específica pra você. Exija isso especificado em sua reserva e caso ocorra "esquecimento" pela compania, você terá regalias na alimentação.
Dores de cabeça e enjoos geralmente estão ligados a variação de pressão durante o voo e a zonas de turbulência, por isso é importante ter em mãos remédios pra esses dois males tão frequentes. Nem sempre o pessoal de bordo tem esses medicamentos a disposição (e as vezes, dependendo da compania aérea, não tem nem disposição de se dar ao trabalho de conseguir pra você).
O jet leg ou distúrbio provocado pela diferença acentuada no fuso horário do país de origem em relação ao país de chegada, pode provocar dores de cabeça, confusão mental e dificuldade para dormir. Por isso é importante se manter em repouso (mas sem dormir) ou baixa atividade física ao chegar ao destino. Não é aconselhável dirigir.
A melhor maneira de fazer os sintomas acabarem no menor tempo é atrasar seu sono o máximo possível (mesmo estando morto de sono as 2 da tarde), e só dormir bem tarde, quando não aguentar mais, nem que tenha que tomar muito café para isso. Em 3 dias seu sono voltará ao normal e seu corpo se adaptará ano novo fuso.
Eu também recomendo que se leve sempre um kit de primeiros socorros a mão, contendo medicamentos como anti inflamatórios, anti gripais, antibióticos e anti sépticos que você está acostumado a usar (de preferência é bom levar algumas receitas médicas recentes para saber a dosagem certa), bem como bandagens, e afins. Você nunca sabe quando vai precisar e nem sempre um médico está acessível. Lembre-se que não é permitido levar tesouras (nem as pequenas), nem alicates e cortadores de unha na bagagem de mão, por isso bote junto com a bagagem despachada no check in.

Nenhum comentário:

Postar um comentário