quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Chicama, Perú.


































Porto Chicama, Porto Malabrigo ou simplesmente Chicama, fica a aproximadamente 800 Km ao norte de Lima e é um antigo e importante porto de pesca no litoral peruano. Ali também está localizada a onda mais longa do mundo, até o momento.
Chicama vem se transformando rapidamente por conta da intensa presença de surfistas do mundo todo que vem conhecer um ícone do surf mundial, e trazem muito dinheiro para esse reduto outrora pobre, fedorento e quase insalubre.
Proliferaram pousadas, restaurantes, lojas e hotéis na orla e hoje se pode comer e dormir muito bem por lá.
Inúmeros serviços surgiram para aproveitar os recusrsos trazidos pelo turismo, como serviço de moto táxi, fotógrafos de surf, botes e jet skis que fazem o transporte dos turistas do fim da onda até o pico, poupando muito esforço para surfistas que tem pouco tempo e muita grana (U$ 20,00 por 3 hrs de barco) e carros que fazem o transporte de pessoas para cidades próximas e sítios arqueológicos.
Até o imutável hotel El Ombre sofreu melhorias e incorporou um movimentado restaurante ao ambiente (um dos melhores de lá, por sinal).
Para quem quer gastar menos com acomodação, uma dica é se hospedar nas pousadas um pouco mais afastadas do pico. A pousada Iguana é uma boa dica (cerca de U$18,00 por dia com pensão completa).
Chiacama não é uma onda muito constante, pois só quebra quando grandes ondulações atingem a costa e picos próximos, como El Faro, em Pacasmayo, estão quase passados.
Uma opção pra quando Chicama está pequeno é se deslocar para Huanchaco (beach breack a 50 minutos de distância), Poemape (point breack a 45 minutos de distância) ou Pacasmayo (point breack a 1 hr de distância).
Normalmente as pessoas optam por ficar em Pacasmayo ou Huanchaco e se deslocarem para Chicama somente quando as condições estão favoráveis, uma vez que Chicama não tem muitas opções de lazer, fora o surf, a pesca ou beber umas geladas nos poucos bares da orla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário