sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cuidados na Indonésia.






A Indonésia, embora seja um paraíso incontestável, reserva muitos perigos!

Fora o já conhecido leque de ameaças naturais como erupções vulcânicas, terremotos e Tsunamis, há uma grande variedade de animais selvagens e peçonhentos, como Peixes escorpião, Peixes-pedra, serpentes marinhas, mosquitos da malária e até ataque de macacos loucos e tigres (em regiões mais isoladas). Há também muitas doenças tropicais e outras provocadas pela falta de higiene e investimento na saúde pública. Por isso é comum ver pessoas com deformações provocadas sífilis na gestação, vítimas de poliomielite e com doenças já erradicadas em muitos países.

Por isso é bom estar em dia com todas as vacinas, e em caso de dúvida, tome até aquelas que teria que ter tomado quando criança.
A água que sai das torneiras não é potável, embora pareça limpa, e o gelo servido junto com sucos e refrigerentes é outro perigo. É quase certo que você vai pegar pelo menos uma diarréia (Bali Béli) enquanto estiver lá. Por isso é importante beber só água mineral, que deve ser usada até para escovar os dentes.

Ter um kit de primeiros socorros bem variado sempre a mão é indispensável, com as recomendações de medicamentos já relacionados em postagens anteriores.

Parar num hospital público na Indonésia é quase uma sentença de morte e um grande risco de sofrer uma amputação desnecessária, e isso é uma realidade cruel, então é bom ter também um bom seguro de viagem ou cartão de crédito com limite alto para qualquer eventualidade.

Se vai sair de Bali ou visitar locais mais remotos, leve um mosquiteiro e mantenha amigos informados da sua exata localização.

Embora seja proibido o uso de drogas na Indonésia, é permitido o consumo de cogumelos alucinógenos, e é comum (em Bali) encontrar casas que preparam chás e coquetéis com cogumelos, principalmente para turistas. Siga a dose recomendada pelo atendente e deixe passar o tempo necessário para começar o "barato". Consumidores afoitos já cometeram o erro de exagerar na dose, ficar muito loucos e provocar tragédias, como um brasileiro de 21 anos em 2008, que acabou se envolvendo em brigas, roubou carros e atropelou uma família, provocando a morte de 1 e deixando 2 gravemente feridos. Esse brasileiro foi espancado, preso e hoje aguarda julgamento em uma daquelas cadeias fétidas e quentes que fazem as penitenciarias brasileiras parecerem um Spa.

O grande fluxo de turistas (principalmente em Bali), levou ao florescimento de gangues especializadas em dar golpes em turistas desavisados.

Um dos golpes mais comuns é um indonesiano (geralmente javanes, com rosto afilado e cavanhaque ralo sempre presente) te vender drogas e logo depois aparecer a polícia e prender os 2 (as vezes são apenas falsos policiais), que vão exigir algo em torno de U$ 5.000,00 para não te levar preso. Roubada total! Não compre drogas de estranhos, nem na rua. O melhor é não usar drogas lá e caso queira ficar meio doido, opte pelas Bintang (ótima cerveja local, uma das melhores do mundo!) ou pelo Jungle juice (coquetel de frutas com Arak, a cachaça local, feita de arroz. É legal, mas no outro dia dá uma dor de cabeça!!!!).

Outro golpe comum é mais praticado fora de Bali, em pequenas comunidades litorâneas frequentadas por surfistas, acontece quando um muçulmano oferece a "amiga" para realizar favores sexuais por preço módico, e quando o turista desavisado está para consumar o ato, chega a polícia com os familiares da moça. A partir daí a dor de cabeça vai ser grande, pois a armação tem a intenção de extorquir dinheiro da vítima, com a ameaça de prisão ou obrigação de casamento. O prejuízo normalmente fica entre U$ 5.000,00 e U$ 10.000,00.
Nos deslocamentos para outras ilhas, prefira os barcos rápidos e companias aéreas mais seguras (se informe), por isso fuja dos Ferryboats e companias aéreas baratas, esses dois meios de transporte tem históricos frequentes de tragédias e não vale a pena arriscar, até porque o clima na Indonésia é um pouco imprevisível e o mar ou o tempo podem mudar de forma repentina.
Os brasileiros, em geral, são muito queridos em toda a Indonésia, e mesmo tendo nossa reputação chamuscada pela prisão de alguns "brazukas"traficantes e turistas desmiolados, ainda temos a simpatia dos nativos. Eles gostam de nossa alegria e descontração e principalmente, dos gestos de generosidade espontânea que frequentemente apresentamos, e que eles não vêem por parte de turistas de outras nacionalidades.

Mas não é por isso que devemos relaxar!

Não discuta religião nem ostente símbolos religiosos não muçulmanos, pode ser perigoso!

Não mecha nem fique olhando muito para as gatinhas nativas, principalmente se usam véu muçulmano.

Em Bali a malária já foi praticamente erradicada, mas nas outras ilhas evite se expor aos mosquitos ao amanhecer e anoitecer, quando eles atacam mais vorazmente.

Ao se locomover de carro ou moto, ande na velocidade do fluxo porque apreçadinhos costumam se dar muito mal! Lá não é como no Brasil, onde problemas e crimes de transito são empunis. Na Indonésia dá cadeia, multa alta e até linchamento (se o acidente resultar na morte de nativos).
Na Indonésia, como em qualquer destino onde você está bem longe de casa e a cultura é diferente, basta tomar bastante cuidado, ter respeito e pensar antes de agir, para ter uma viagem tranquila e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário