segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A gente é o que a gente come!
















Eu já fui chamado de "Estômago de Lata", "Rato" e "Barriga de Avestruz", por nunca me esquivar de experimentar comidas exóticas, ou digamos, com cuidado higiênico duvidoso, seguindo o espírito de aventura e a curiosidade pelo desconhecido, e poucas vezes me dei mal, com alguma sequela como diarreia ou dor estomacal. Mas isso, talves, porque eu era mais jovem, inconsequente e com estômago forte.
O passar dos anos me mostrou que os atos trazem consequências, e por isso é muito importante pensarmos bem antes de agir, e os atos impensados quase sempre causam problemas, que as vezes aparecem a longo prazo.
A alimentação desregrada é um desses atentados que fazemos conosco. Uma verdadeira bomba relógio de efeito retardado! E o pior, as vezes não nos afeta, mas sim aos nossos filhos! Sim, porque os gametas que originarão os embriões que formarão nossos filhos são produzidos dentro de nós, pais.
É cada vez maior o número de crianças que nascem com alergias, dermatites e intolerâncias a determinados alimentos. E ao que tudo indica, fruto da alimentação dos pais e exposição a poluição crescente do meio ambiente circundante.
O impressionante é que comidas exóticas com temperos estranhos ao nosso paladar, embora possam causar certo mal estar passageiro, causam menos mal que as famigeradas comidas industrializadas que estamos nos condicionando a ingerir cada vez com mais frequência.
Eu passei alguns anos, recentemente, tomando remédios pra dores no estômago, pensado serem causadas pelas minhas aventuras gastronômicas pelo mundo, até descobrir que tudo era provocado pela ingestão de leite de caixinha (em embalagem tipo tetra pack). Foi só abolir este tipo de leite e os problemas estomacais sumiram !
Não sou nutricionista ou médico para passar exemplos de dietas equilibradas, mas estou só fazendo o alerta para os amigos viajantes manterem-se atentos ao que ingerem.
Prefira pratos feitos com ingredientes naturais, mesmo aqueles mais exóticos e com aparência não muito atrativa, e fuja dos industrializados.
Não hesite em trocar o fast food pelo PF ou Buffet (caso você tenha pressa), abuse das frutas e saladas, e troque a carne vermelha pelo frango ou peixe.
Com o passar do tempo, seu estômago e o resto do seu organismo vão agradecer e você vai economizar muito em remédios e consultas médicas.
Vai até sobrar pra você viajar mais e provar outras delícias pelo mundo!
Então faça esse favor para você mesmo, preste mais atenção no que come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário