quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cuidado com os manancia de água.






Bom, não preciso dizer o quanto a água potável é importante e o quanto está se tornando mais rara e cara, mas é meu dever alertar e apelar para os cuidados necessários que devemos ter para evitar que ela se torne cada vez mais escassa.

O principal perigo para os mananciais de superfície (lagos, nascentes e rios) e subterrâneos, está nos metais pesados e demais substâncias altamente tóxicas, carreados pelas chuvas.

Um problema assustadoramente crescente é causado pelo descarte indevido de pilhas e baterias de qualquer tipo. Estes objetos, desenvolvidos para dar conforto e praticidade em nossa sociedade de consumo, não foram criados levando-se em consideração os danos causados ao meio ambiente após seu descarte (deveriam vir com uma tarja preta alertando dos danos e com fotos de pacientes com doenças provocadas pelos metais pesados, como as que vem em maços de cigarros!).
Pilhas e baterias estão repletas de Chumbo, Zinco, Cádmio, Manganês, Alumínio, Urânio, Cobre, Zinco, Arsênio, entre outros elementos químicos. Todos altamente tóxicos, com consequências nefastas para nós (principalmente para as crianças) e qualquer outro organismo vivo, e efeitos danosos que persistem no ambiente por muitos anos, as vezes milênios.
E o pior é que uma pequena quantidade pode inviabilizar o consumo de milhares de litros de água, e vai se acumulando nos organismos ao longo da vida, prejudicando toda a cadeia trófica de forma irreversível.

Lâmpadas fluorescentes e qualquer aparelho eletrônico moderno, que contem chip, também contem altas doses de metais pesados e outros agentes poluidores que penetram facilmente nos lençóis freáticos e daí, atingindo outros mananciais aquíferos.

Então faça um favor enorme pra você mesmo e suas próximas gerações, tome muito cuidado e preste muita atenção na hora de descartar as pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e aparelhos eletrônicos, para que eles tenham a destinação correta.
Alerte seus filhos, parentes e amigos a esse respeito, porque a falta de consciência e o tempo estão contra nós. Seja um agente multiplicador dessa idéia, antes que sequem nossas esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário