sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ilhas Galápagos.
















Ir para as Ilhas Galápagos não é tarefa fácil!

É claro que você pode optar por comprar um pacote turístico tendo Galápagos como destino e incluindo estadia, refeições e passeios no roteiro, mas pagando o preço por essa comodidade.

Mas se você faz o estilo mais mochileiro aventureiro (como eu!) e tem aversão por pacotes turísticos (afinal a gente curte é a emoção dos perrengues e roubadas!), vão aqui algumas dicas.

Partindo de Guaiaquil, capital política do Equador (a capital administrativa é Quito), você pode optar por seguir de avião ou navio para Galápagos. De navio leva aproximadamente 3 dias e você deve comprar o bilhete com antecedência no Porto de Guaiaquil, com custo de aproximadamente U$ 250,00 por uma cabine simples, com as 3 refeições incluídas.
Se você sofre com enjôos, talves essa não seja a melhor maneira de viajar, mas com certeza é a mais agradável para quem aprecia o mar, não tem pressa e gosta de fazer amigos.

A viagem de avião leva aproximadamente de 1:30 a 3 horas, dependendo se é um Téco-téco a hélice ou avião a jato, e a passagem sai entre U$ 200,00 e U$ 300,00.

O arquipélago das Galápagos compreende 14 ilhas, das quais a maior tem 120 km de comprimento, além de inúmeros rochedos e ilhotas. Produto de erupções vulcânicas submarinas, as ilhas são formações vulcânicas (tem mais de 2000 vulcões extintos e alguns poucos ativos), com aspecto ameaçador, litoral estéril de rochedos vulcânicos salpicado por pequenas praias, algumas com areias brancas. A vegetação nas planícies é mais retorcida e seca e nas montanhas é verde e exuberante.
Tem apenas 2 ilhas habitadas, Isabela (Albermarle) e San Cristóbal, onde fica a capital Progresso.

Um dos roteiros mais apreciados pelos visitantes é o passeio a cavalo pelas crateras e formações vulcânicas, onde um guia experiente vai dando informações a cerca da história das ilhas, sua ecologia e geologia. Não esqueça de levar bastante água e protetor solar nos passeios, porque faz muito calor e tem pouca sombra!
O passeio de meio dia custa em torno de U$ 50,00 e passeios mais curtos ou longos também podem ser encomendados, bem como roteiros de tours de barco e carro, para pesca, mergulho, conhecer as montanhas e a fauna exótica das ilhas, com suas inúmeras Iguanas marinhas, Tartarugas gigantes e Leões marinhos.

A Estação de Pesquisas Científicas Charles Darwin também é um bom lugar a ser visitado e se você é pesquisador de Ecologia, Zoologia, Botânica, Geologia, etc, pode conseguir uma vaga no alojamento da instituição, pagando baratinho pra ficar alguns dias (mas tem que fazer contato com bastante antecedência!).

Para quem gosta de pegar onda, Galápagos é um paraíso do surf! Tem pouco crowd, surfistas locais amistosos, muitas opções de surf com ondas de qualidade e constantes, água transparente e fresquinha (um short john já quebra o galho).
Em San Cristóbal, com swell de sul quebram as ondas de Loberia (onda pesada que exige uma prancha maior e com mais borda) e Tongo Reef. Com swell de norte quebram as ondas de Cañon (esquerda muito longa e com seções tubulares na maré seca) e Punta Carola. Há também vários outros picos quebrando solitários nos out reefs que cercam a ilha. A melhor época pra pegar ondas lá é entre Novembro e Abril, quando os ventos são mais amenos e de terral.
Para quem aprecia o mergulho, tanto de apinéia quanto com cilindro, é bom levar uma boa roupa de mergulho (no mínimo um long 4 mm), pois a água mais abaixo da superfície vai ficando cada vez mais fria, influenciada por correntes frias próximas da costa.

Geralmente quem vai para Galápagos está ávido por conhecer o local, e lá você realmente não consegue ficar parado, pois são muitas coisas para se fazer e o tempo passa rápido.

Embora seja um roteiro turístico muito visitado, não há muitas opções de hospedagens "bacanas" porque o número de visitantes é limitado (como em Fernando de Noronha), a maior oferta é de pousadinhas familiares bem simples, como os moradores locais, então é bom fazer reserva com antecedência (na internet você encontra algumas opções) se você não quer ficar sujeito a ficar em "qualquer lugar". Um bom local para quem procura mais conforto é o Hotel Chatan, que tem piscina, quartos limpos e arejados, internet e bons serviços. O preço fica em torno de U$ 25,00 com café da manhã. Se ficar alguns dias e na baixa temporada eles dão bom desconto, vale pechinchar.

Há muitos restaurantes (porque em San Cristóbal tem uma grande base naval da marinha equatoriana e os marinheiros dessem ávidos por um temperinho diferente), e os frutos do mar são a pedida, já que também é um importante porto pesqueiro.

Galápagos é um local único, que vale a pena ser visitado e explorado em todas as suas possibilidades de passeios. Por isso reserve pelo menos uma semana para tal.

Só não esqueça de levar muitas guloseimas, chocolates, bolachas recheadas e sucos de caixinha, (porque os passeios dão uma fome!) e esses pequenos agrados são caros nas ilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário