sábado, 10 de outubro de 2009

Ilha de Gili Nanggu, Indonésia.














Se existe um paraíso, ele deve ser parecido com Gili Nanggu!

Esse pedacinho de terra cercado de outras pequenas ilhas, bem próximo da Ilha de Lombok, ajuda a compor o extenso arquipélago da Indonésia. E o melhor de tudo é que é baratinho! Não tem aqueles preços extorsivos cobrados em outros paraísos como Ilhas Seicheles, Bora Bora, Tahiti ou centros turísticos do Caribe. É claro que o custo de passagem para a Indonésia não é nada barato (entre U$ 1800,00 e U$ 2.100,00 os bilhetes mais em conta), mas as diárias e comida com baixo custo fazem a viagem valer a pena se for por um período maior (pelo menos 1 mês).

Para chegar em Gili Nanggu você precisa pegar um barco no porto de Lombok onde chegam as embarcações vindas da ilha de Bali.

A ilha tem o tamanho aproximado de um campo de futebol, repleta de coqueiros e vegetação preservada, mas com todo o conforto que a civilização tecnológica atual propicia, como chalés com ar condicionado, tv de plasma, internet wireless, etc. Mas você também pode optar por acomodações mais roots, sem nenhum conforto, a não ser a ducha fria e uma cama desconfortável (afinal tem gosto pra tudo!).

Os chalés mais confortáveis ficam em torno de U$ 30,00 para 2 pessoas, com café da manhã (tipo panqueca de banana com café ou ovo mexido com torradas, geléia e café).
Os chalés mais simples ficam em torno de U$ 15,00 para 3 pessoas, só a acomodação.

O restaurante oferece pratos típicos da cozinha oriental e indonesiana, mas você também pode escolher um bom e suculento beef com arroz e batatas.
Outra opção é encomendar um peixão com os barqueiros e fazer um Barbacue noturno, enquanto fica admirando a noite estrelada. Um peixão para 4 pessoas sai em torno de U$ 15,00, barbada! Mas você tem que limpar o peixe e preparar, então se você confia em seus dotes culinários, não perca.

Há uma pequena biblioteca onde turistas de todas as partes do mundo pegam e deixam livros em várias línguas, para desfrute público.

Como a ilha é pequena, é fácil fazer amizade com outros hospedes da ilha.

Leve seu equipamento de mergulho e pesca (arbaletes pequenos e faca de mergulho podem ir junto com a bagagem despachada, desde que bem embalados, senão é dor de cabeça na certa!). No mergulho nas bancadas de corais que cercam a ilha, a poucos metros da areia, você pode ter uma amostra de toda a riqueza da fauna marinha local, em águas quentes e transparentes com visibilidade de mais de 50 metros. Mas fique atento a hora da maré vazante, quando as correntes ficam fortes e você pode ficar em apuros no meio do mar, embora sempre haja embarcações navegando para lá e pra cá.

Para quem gosta de surfar e aprecia ondas de qualidade, Gili Nanggu é uma base para se pegar Desert Point (Banco Banco, para os locais), mas as bancadas da ilha também apresentam ondas excepcionais quando Desert está muito grande. Só que ir de barco para Desert demora cerca de 1 hora e sai U$ 50,00 (ida, espera de 3 a 4 hrs pela seção de surf, e volta), por isso é bom ter bastante gente pra ir junto ou sai caro!
Percorrer o perímetro da ilha a pé na maré seca é outra pedida imperdível! O horizonte ao redor da ilha tem muitas vistas deslumbrantes, como outras ilhas, barcos de pescadores passando com suas velas coloridas, vulcões ao longe, e um nascer e por do sol dos mais bonitos da vida!
A melhor época para ir para Gili Nanggu e a Indonésia como um todo, é entre Maio e Outubro, quando quase não chove e os ventos deixam o mar liso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário