segunda-feira, 26 de abril de 2010

Atenção a sua respiração.










A respiração é um ato fisiológico ao qual não costumamos dar muita atenção, mas que é fundamental para mantermos nossa integridade física.

Respirar da maneira correta em cada ocasião é importante por isso.


Você nunca deve levantar peso ou fazer esforço físico com os pulmões cheios, isso pode causar danos sérios aos seus órgão internos e provocar lesões em outros tecidos periféricos. Você pode respirar fundo pra dar aquela animada no impulso, mas sem enchê-los demais.


No caso de queda ou choque eminente, expire o máximo possível, esvaziando os pulmões.

Respirar fundo só é recomendado para exercícios de relaxamento e em situações de pânico ou nervosismo, para oxigenar o cérebro, retomar a calma e pensar com mais clareza.

Você tem que imaginar seus pulmões como balões de ar. Se estão muito cheios no momento de uma pancada, acabam estourando com facilidade. Se estiverem vazios, absorvem o impacto sem romper.

Tão importante quanto o ato de se espreguiçar ao despertar de manhã, é o ato de respirar profundamente durante alguns instantes após alongar-se.

É interessante notarmos que estamos perdendo o hábito de nos espreguiçar ao acordar, por causa da pressa e da correria diária. Este comportamento é comumente observado nos animais ao acordarem. Pode reparar em seu gato , cachorro, ou até nas aves. Todos se alongam ao acordarem e dão uma boa respirada!

Muitas pessoas perderam a noção de que somos animais. A evolução moldou nosso comportamento para que tivéssemos uma otimização do funcionamento do nosso corpo, como preparação para as emoções da vida diária, principalmente em uma vida selvagem, cheia de perigos.

Nosso padrão de vida atual, embora não tão selvagem (em relação ao meio ambiente), reserva muitos perigos e aventuras, que nosso corpo e mente devem estar prontos a responder com agilidade e consciência.
Respire fundo e pense nisso.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mulheres e a TPM durante a viagem.

Se você quer conhecer realmente uma mulher, tem que passar pelo menos 6 TPMs ao lado dela. Mas tem que ficar o máximo de tempo possível próximo dela nesse período, principalmente durante a manhã e a noite, pois são as ocasiões que elas apresentam o quadro mais agudo de descontrole. Tente sobreviver ou sair ileso.
Há mulheres com quadro leve na TPM, com poucos sintomas que incomodam a elas, outras com quadro moderado que permite que elas tenham certo controle, e tem aquelas que saem de giro e ficam totalmente imprevisíveis, beirando a histeria. Este ultimo perfil é um problema sério!
Muitas mulheres que apresentam esse quadro parecem não ter noção do quanto ficam alteradas, ou esperam que as pessoas ao redor tenham toda a compreensão e paciência necessária para suportá-las, mas nem sempre é possível!
Algumas dessas mulheres com quadro mais agudo recorrem a medicamentos (geralmente antidepressivos, calmantes ou ansiolíticos) na intenção de amenizar os sintomas, e muitas vezes acabam criando dependência dessas drogas, o que pode levar a problemas mais sérios a longo prazo.
Caso você vá viajar com um grupo de mulheres, ou sua companheira tem problema de TPM, é bom se precaver e levar alguns medicamentos (recomendados por médicos para combater os sintomas) na viagem, para você não correr o risco de sofrer danos físicos, morais e financeiros ou ver a viagem se transformar num barraco.
Longos períodos dentro de um avião costumam causar dor de cabeça ou enxaqueca devido a diferença de pressão na cabine, além do nervosismo causado por imprevistos durante as viagens costumam desencadear conflitos, e a situação pode ficar bem mais difícil se alguma mulher estiver com descontrole hormonal severo.
Manter o alto controle e respirar fundo antes de tomar alguma atitude é fundamental!
A TPM é um ótimo termômetro para medir a compatibilidade de genios e o potencial de convívio com a sua companheira.
Caso ela não enlouqueça ou faça você ficar quase doido neste período, vocês estarão prontos pra continuar um relacionamento estável, saudável e, quem sabe, duradouro!

Escolha bem os parceiros de viagem.











Não tem coisa pior do que terminar uma viagem com amizades desfeitas e com aquele clima de amargura, rancor, ódio e/ou arrependimento. Por isso escolher bem os parceiros de viagem é fundamental pra você não acabar transformando sua tão sonhada e planejada viagem em um tormento.
O ideal é que a turma toda já tenha viajado antes ou que já se conheçam a bastante tempo e tenham intimidade pra opinar e discordar durante a tomada de decisões em conjunto. Até porque o ideal é que se tome as decisões sempre da forma mais democrática, com a concordância do máximo de pessoas, assim se evita cobranças posteriores por decisões erradas.
Outro cuidado importante que se deve ter durante o planejamento da viagem e escolha dos parceiros, é escolher pessoas com idades próximas e hábitos semelhantes (como acordar cedo, ou tarde, mais asseados ou menos asseados, tranquilos ou boêmios, que gostem de mais conforto ou sejam mais jogados, etc...) pra não haver choques de geração e/ou interesses causados por diferenças nas prioridades.
Não que pessoas bem diferentes não consigam suportar uma viagem juntos, mas há maior probabilidade de haver conflitos e confusão! Pessoas com personalidade forte ou intransigentes são um perigo, assim como mulher com TPM braba! (Por isso vou tratar da TPM na próxima postagem)
Eu já fiz grandes amizades durante viagens, com pessoas até então desconhecidas, mas que se mostraram verdadeiros irmãos e gratas surpresas.

Mas na dúvida, prefira viajar sozinho, porque afinal, antes só que mal acompanhado!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Consumindo a nós mesmos.







Não há dúvida que o maior vilão do meio ambiente é o consumo desenfreado dos recursos naturais para o deleite da raça humana, e o acumulo dos refugos desse consumo.

A melhor maneira de você contribuir para a manutenção do meio ambiente em seu estado natural é policiar o seu consumo para que ele seja o mínimo necessário para a sua sobrevivência.

Não quero dizer aqui que você deve viver como um eremita mal trapilho em alguma caverna, mas ter a consciência que tudo que você consome vai ter um impacto, então evite o consumo desnecessário.

Pra que ter 20 pares de tênis, 50 camisas, 10 relógios, 3 carros, 5 casas, ou mesmo 1 casa com 1000 metros quadrados ou mais, ou um apartamento triplex?????

Quanto mais você tem, mais vai ter que trabalhar pra manter tudo que tem e menos tempo vai ter pra aproveitar. Existe coisa mais esdrúxula e estúpida que isso????

Se você tem cacife para demonstrar riqueza e quer ter status de bacana, pelo menos seja inteligente e original em seu gastos e seja um rico ecologicamente correto, gastando em carros híbridos ou elétricos, imóveis construídos com tecnologias limpas, otimizando a utilização dos recursos naturais no projeto de engenharia, mobiliando a o imóvel com equipamento de baixo consumo e gastando no guarda roupa com coisas caras mas que você realmente vai usar.

Aproveite seu dinheiro pra curtir a vida com as pessoas que você ama.

Reserve o máximo do seu tempo livre para fazer o que mais lhe dá prazer, desde que não seja para sair por aí comprando coisas desnecessárias, e o que é pior, para jogar fora depois sem ao menos se dar ao trabalho de separar para reciclagem.
Caso ainda não tenha encontrado sua fonte de felicidade, aproveite o tempo livre para procurá-la. Afinal a vida é curta e a gente nunca sabe o que nos espera mais adiante, principalmente quando agimos de forma tão destrutiva em relação ao planeta que habitamos.