A respiração é um ato fisiológico ao qual não costumamos dar muita atenção, mas que é fundamental para mantermos nossa integridade física.
Respirar da maneira correta em cada ocasião é importante por isso.
Você nunca deve levantar peso ou fazer esforço físico com os pulmões cheios, isso pode causar danos sérios aos seus órgão internos e provocar lesões em outros tecidos periféricos. Você pode respirar fundo pra dar aquela animada no impulso, mas sem enchê-los demais.
No caso de queda ou choque eminente, expire o máximo possível, esvaziando os pulmões.
Respirar fundo só é recomendado para exercícios de relaxamento e em situações de pânico ou nervosismo, para oxigenar o cérebro, retomar a calma e pensar com mais clareza.
Você tem que imaginar seus pulmões como balões de ar. Se estão muito cheios no momento de uma pancada, acabam estourando com facilidade. Se estiverem vazios, absorvem o impacto sem romper.
Tão importante quanto o ato de se espreguiçar ao despertar de manhã, é o ato de respirar profundamente durante alguns instantes após alongar-se.
É interessante notarmos que estamos perdendo o hábito de nos espreguiçar ao acordar, por causa da pressa e da correria diária. Este comportamento é comumente observado nos animais ao acordarem. Pode reparar em seu gato , cachorro, ou até nas aves. Todos se alongam ao acordarem e dão uma boa respirada!
Muitas pessoas perderam a noção de que somos animais. A evolução moldou nosso comportamento para que tivéssemos uma otimização do funcionamento do nosso corpo, como preparação para as emoções da vida diária, principalmente em uma vida selvagem, cheia de perigos.
Nosso padrão de vida atual, embora não tão selvagem (em relação ao meio ambiente), reserva muitos perigos e aventuras, que nosso corpo e mente devem estar prontos a responder com agilidade e consciência.
Respire fundo e pense nisso.