Bom, como combinado, inicio hoje meus comentários a respeito de alguns destinos turísticos nacionais que despertam interesse por grande parte dos viajantes brasileiros, ou alguns até não tão conhecidos, mas que considero que devam ser levados em consideração, por apresentarem muitas qualidades apreciadas por turistas potenciais, tais como: culinária típica e de qualidade, belezas naturais abundantes, riqueza cultural, povo amistoso, gama variada de opções de hospedagem, alimentação e lazer, relativa segurança e custo benefício justo.
Começo por Fernando de Noronha por ser este um dos destinos, se não o destino, mais desejado pelos brasileiros e visitado também por estrangeiros de diversas partes do mundo.
Não é para menos, é um lugar deslumbrante, que você fica emocionado antes de pisar em solo, só de ver o arquipélago de cima enquanto ao avião prepara-se pra pousar.
Se você for de Navio ou barco, melhor ainda, talvez assim não precise pagar a taxa ambiental de permanência, que é de aproximadamente R$ 150,00 por semana, por pessoa e vai subindo mais após a 1ª semana.
Os meses de Julho e Agosto são muito chuvosos, então se você não é fã de chuva, escolhas os outros meses do ano.
Se você é surfista amante de ondas de qualidade, escolha o período entre o início Novembro e a primeira quinzena de Abril, enquanto os ventos são favoráveis e quase sempre sopram de terral (da terra para o mar). As melhores ondas quebram na maré média enchendo, então fique atento a tábua de maré, lá esse é um requisito indispensável! Você pode optar por vários picos situados no mar de dentro (como chamam os nativos), que fica na face da Ilha de Fernando de Noronha voltada para o continente. Começa por Abras (quando a ondulação está de grande para gigante e os outros picos estão storm), depois vem o Porto (que também quebra quando a ondulação está grande), Praia do Cachorro, Conceição, Boldró, Laje do Bóde e Cacimba do Padre.
Se por algum fator inusitado o vento bater de maral nessas praias no período que você estiver lá, pode optar por conferir as condições nas Praias do Sueste ou Praia do Leão, no outro lado da ilha.
Para os amantes do mergulho, o arquipélago é um prato cheio, com fauna marinha rica e variada e águas cristalinas, com pelo menos 20 metros de visibilidade. Você pode optar por alugar os equipamentos e pagar pelos serviços de uma operadora de mergulho, ou levar seu próprio equipamento e pagar apenas pelo transporte de barco até os locais de mergulho. Eu sempre levo meu equipamento básico de mergulho de apnéia em minhas viagens ao litoral (máscara, snorquel, pés-de-pato e faca)! Você pode fazer ótimos mergulhos de apnéia lá em vários locais, como no Porto, Boldró e Praia do Sancho (após o costão esquerdo da Praia da Cacimba do Padre), sem precisar do transporte de barco.
Mas lembre-se, é terminantemente proibido a não nativos pescar na ilha, muito menos praticar a pesca submarina.
Pra quem curte o agito e a badalação em casas noturnas, Noronha não é o lugar! Lá você pode optar por um arrasta pé arretado, movido a muito forró, no Bar do Cachorro (na Praia do Cachorro), um sonzinho ao vivo durante e após o jantar no Bar do Bill (ótima pedida pra quem está morto de fome após um dia intenso, pois tem cardápio variado em seu bufet livre, e com um preço ótimo!), ou uma noite mais romântica em um restaurante muito charmoso (esquecí o nome!) que serve rodízio de peixes grelhados embrulhados em folha de bananeira com um bufet de saladas caprichadas no início da descida pra Vila dos Remédios. Não deixe de provar a Barracuda.
O deslocamento pela ilha pode ser de carona, uma vez que há basicamente só uma estrada que corta a ilha de ponta a ponta, assim você pode levar um tempinho pra conseguir uma, mas conseguirá com certeza! Tem a opção de pegar um onibuzinho, com ar condicionado, que passa regularmente a cada meia hora e é baratinho. Pode alugar um buggy (quanto mais dias alugar, mais barata sai a diária). Como há muitas opções de aluguel (principalmente fora da alta temporada entre Dezembro e Fevereiro) é bom pesquisar os preços e pechinchar bastante. Você também pode optar por alugar o carro da pousada onde estiver hospedado e conseguir um preço melhor. Há muitas companias de táxi buggy na ilha e você pode contratar os serviços por meio período ou todo o dia para fazer um tour de reconhecimento por toda a ilha.
O aluguel de bicicletas também está disponível em alguns lugares, e se você é amante do tracking, aproveite, porque a ilha é pequena e pode ser percorrida em um dia se você estiver em forma.
Há empresas de receptivos que oferecem tours pela ilha e você pode tratar o serviço incluído no seu pacote de viagem, bem como já incluir também uma volta de barco pela ilha, com direito a uma ou duas paradas para mergulho, e se você tiver sorte, terá a compania de vários golfinhos durante esta volta.
Não deixe de percorrer a pé as ruas que compõem os povoados da ilha, como os arredores da Vila dos remédios, Floresta Negra, Porto, etc, você pode encontrar gratas surpresas. Então é bom fazer isso logo nos primeiros dias.
Se você tiver livros infantis e brinquedos em bom estado que não são mais usados em sua casa, você pode levar e doar em uma escola local. Esses objetos não costumam chegar lá com muita facilidade e são muito apreciados pelas crianças.
Há muitas pousadas pra ficar, e todas com café da manhã incluído, algumas mais simples (familiar), por volta de R$ 80,00 por pessoa, e outras mais sofisticadas, em torno de 120,00 por pessoa. Você também pode optar por casa de nativos e pagar menos. Eu fiquei na Pousada da Nega (na Floresta Negra) e fui muito bem tratado e muito bem acomodado, junto com minha esposa e filho, em uma suíte confortável e com ar condicionado.
De qualquer forma, você tem que fazer o contato ou reserva do local em que vai ficar com bastante antecedência (4 meses antes) e com mais antecedência ainda com a empresa aérea. O roteiro mais barato é comprar pela internet com uma compania aérea até Recife e de lá com a TRIP linhas aéreas até Noronha.
Quando as empresas aéreas eram um pouco mais éticas, era possível fazer a reserva de lugares para quantas pessoas quisesse, para voar usando as milhas, todos no mesmo vôo. Hoje isso não é mais possível e terá sorte se conseguir lugares em dias seguidos!
Não esqueça de levar seu kit de primeiros socorros e uma cesta básica de quitutes, como bolachas, sucos de caixa, chocolates, etc. Estes artigos são caros por lá.
Leve muito protetor solar e algum repelente de mosquito.
Noronha é lindo e merece ser visitada pelo menos uma vez. O segredo é fazer o planejamento e reservas com bastante antecedência. Então boa viagem e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário