quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uluwatu, Bali.





































Uluwatu, assim como Binguin, é uma ótima opção para você ficar largadão em Bali, gastando pouco, acomodado em algum warung de sua preferência, só precisando de um saco de dormir e um mosquiteiro.
O pico de surf é o mais constante do Bali Bukit, e se lá não tiver onda, você só terá opção nos beach breaks de Kuta ou para o outro lado da ilha, como Green bowl, Sanur e Medewi.
Mas no caso de falta de ondas, você pode tirar os dias para curtir a praia, mergulhos, pesca, massagens relaxantes, futebol com a galera, visitar templos e outros recantos turísticos da região.
Se você quer ficar com mais conforto e mais afastado um pouco do burburinho da praia, uma ótima opção é se instalar no Bobby Uluwatu, bem na primeira esquina em direção ao templo de Uluwatu, a uns 400 metros da praia. O lugar é muito tranquilo, confortável, limpo e barato (U$ 5,00 o quarto,para um mínimo de 10 dias) , a vista do por do sol é uma das mais bonitas da ilha, e o pessoal da pousada é muito gente boa! Eles tem motos para alugar a U$ 3,00 por dia (mínimo 10 dias) e o Bobby (dono da pousada), faz translados para o aeroporto e os portos, para você pegar a balsa para as outras ilhas, caso deseje.
A pousada tem uma cozinha externa completa, onde você pode preparar sua comida, e uma ampla área de lazer com redes, mesas para carteado, livros e revistas, etc...
O surf em Uluwatu pode ser muito estressante na alta temporada devido ao intenso crowd, por isso estar sempre de olho no mar é uma vantagem, para saber o horário com menos gente e melhores condições. Geralmente bem sedo, no horário do almoço e no finzinho de tarde há menos gente na água.
Com maré cheia e ondulação grande, entrar no mar é uma aventura perigosa, porque a única entrada é por uma caverna de rochas pontiagudas, e a força da corrente e das ondas pode levá-lo a se machucar nas pedras. Por isso é bom estudar bem o mar e o tempo entre uma série e outra, bem como usar o equipamento apropriado para a condição do mar. Usar a prancha errada pode ser desastroso e com consequências muito sérias.
Com mar pequeno e maré seca talves seja a condição mais propícia para você se machucar, porque o fundo é raso, e qualquer vacilo pode resultar em lacerações.
A bancada de Uluwatu tem 3 picos bem definidos:
Temple é a onda mais na extremidade da bancada, quebrando próximo ao templo. É uma seção rápida e geralmente fechante, onde tem menos crowd. É melhor com ondulação pequena e maré média enchendo.
Midle ou Peak é a seção da onda localizada mais ou menos no meio da bancada, onde forma um pico bem definido e com maior tamanho. É a seção da onda mais constante e menos perigosa, por ser mais profunda.
Inside Corner é a seção mais tubular, e por isso, a mais procurada. O crowd é intenso e quando os "Bli" (surfistas locais, nativos) estão na água, é difícil sobrar alguma onda. O fundo é raso, por isso tome muito cuidado, principalmente na maré seca.
Quando o mar realmente sobe, com 8 pés (2,5 metros) para mais, o bicho pega, e começa a quebrar o Out Side Corner. A onda é uma só, que vem desde Temple até o Inside Corner. Para entrar no mar, tem que ter bastante preparo físico, psicológico e uma prancha semi gun (6.5 para cima) com bastante remada. É importante ficar muito atento a corrente e ao tempo entre uma série e outra e não ter pressa para entrar no mar. Se não tiver confiança suficiente, escolha outro pico mais tranquilo para surfar, como Binguin, Impossible ou uma das bancadas de Kuta Reef em Kuta.
Lembre-se, a Indonésia é o lugar onde você paga os Karmas, então não de mole para o azar, fique muito atento e seja precavido. Só tome a atitude quando tiver certeza, porque as consequências podem ser graves e você vai estar bem longe de casa e do colinho da mamãe.

2 comentários:

  1. Kiko, voce tem o contato do Bobby?

    ResponderExcluir
  2. O contato do Bobby's Uluwatu surf retreat é:

    Fone (+ 62 361) 769972

    Do fone do Bobby é (+ 62 816) 4736132

    E-mail: ulubobby@yahoo.id

    ResponderExcluir