Não há dúvida que o ato de reciclar é um dos atos de amor maior que se pode demonstrar pela natureza!
Nele está incutido todo o respeito e sacrifício que devemos demonstrar pelo meio ambiente preservado e saudável que temos o dever de deixar para os nossos descendentes.
Um bom exemplo do motivo de nos engajar no compromisso de reciclar o máximo possível é o exemplo do prego de construção.
Como todo metal que é retirado da natureza através da exploração de grandes jazidas minerais que destroem e descaracterizam paisagens naturais, o ferro requer todo um aparato tecnológico, logístico e financeiro para ser produzido.
Um único prego médio ou um pequeno punhado de pregos é responsável pela remoção de aproximadamente um kilo de minério de ferro de uma mina, que terá que ser deslocado até uma ciderúrgica, geralmente a muitos kilômetros de distância, ser purificado e beneficiado até virar prego.
É muito desgastante ecologicamente produzir qualquer metal, mas o prego é um exemplo emblemático pelo seu volume de utilização e pouca importância que damos a sua reciclagem.
Se todos tivéssemos ideia de todo o desgaste ecológico necessário para produzir o prego e demais metais, mesmo os menos nobres, daríamos, ou deveríamos dar, muito mais importância ao ato de reciclar esses materiais.
Sem contar os muitos mineiros mortos todos os anos no exercício da profissão.
Então, antes de jogar pregos e demais metais fora, sem dar a menor importância para seu ato, pense no custo ecológico e humano de seu ato e tente dormir tranquilo.