A região de kuta Lombok, na Ilha de Lombok, é um refúgio para os surfistas que procuram sossego, uma variada gama de opções de ondas para a direita e esquerda, e fugir do crowd cada vez mais intenso de Desert Point (Banko Banko para os locais), do outro lado da ilha.
Em Kuta Lombok há acomodações para todos os gostos e orçamentos e vários tipos de ondas.
Eu indico o Hotel Kuta Inda, que tem apartamentos com ótimos preços ( U$ 5,00 por cabeça), com ar condicionado e 3 piscinas fenomenais. Mas o melhor é a comida, principalmente a janta, com excelente barbacue todas as noites! Os preços das refeições também é bem convidativo, se comparado com refeições com a mesma qualidade em outros lugares da Indonésia.
Para quem está com o orçamento apertado, uma boa opção está em algumas pousadas na orla da praia de Guerupuk, com preços por volta de U$ 5,00 com café da manhã (panqueca de banana e uma xícara de café) e vários warungs que oferecem refeições por U$ 2,00. A vantagem é estar pertinho de algumas das melhores ondas do lugar, como Guerupuk inside (uma direita que lembra Nias, embora não tão tubular) e Guerupuk out side (direita volumosa e forte que exige pranchas maiores).
Mas a praia de Guerupuk é um tanto poluída, uma vez que os moradores locais costumam despejar o esgoto diretamente na praia ou no mar, ou mesmo fazer as nessecidades direto na areia da praia, o que não é nada convidativo ou benéfico para o turismo.
O lugar é muito frequentado por japoneses, que adoram a tranquilidade da região e os baixos preços.
O artesanato barato e variado é outro atrativo do lugar. Você encontra desde entalhes em madeira e bambu, até tecidos elaborados trançados em teares manuais.
Picos de surf mais distantes e menos frequentados, como Maui e Ecas, devem ser explorados com o auxílio de guias locais, para evitar incidentes desagradáveis, como ficar perdido na selva ou ser roubado.
No Hotel Kuta Inda você pode contratar vans que fazem vários roteiros de surf trips pelos picos mais conhecidos e de melhor qualidade e para alguns secrets também. O custo é de aproximadamente U$ 10,00 por cabeça, para os picos mais próximos. Na recepção do Hotel você encontra um " cardápio" com as opções de ondas pela região (veja fotos no início da postagem) e os preços do deslocamento até cada pico.
Os locais costumam ser muito amistosos, mas só evite prometer comprar alguma coisa que lhe oferecerem, se sua intenção não é comprar! Você pode estar comprando uma encrenca e no final, vai ter que levar o que prometeu. Então não caia na lábia dos vendedores e esquive-se de promessas.
A paisagem deste lado de Lombok é muito bonita e mais exuberante e verde que outras partes da ilha, então aproveite os passeios nas horas vagas para desfrutar os encantos da região.