Vocês leitores que procuram nesse blog por informações de roteiros e dicas de viagens, podem estar se perguntando porque eu passei a escrever estes textos de alerta nas ultimas postagens, mas é que há uma relação direta entre o quanto somos saudáveis, ecologicamente conscientes e socialmente justos, e a impressão que deixamos nas pessoas durante nossas viagens.
Já cansei de ver e passar por situações desagradáveis causadas por viajantes inconvenientes, despreparados e mal educados.
Eu fico profundamente constrangido quando vejo um brasileiro fazendo presepada e bandalheira enquanto viaja, e deixando aquela péssima impressão nos nativos do local visitado.
É claro que uma sucessão de episódios assim vai tornando nossa imagem desgastada ao ponto de sermos discriminados em vários países, tachados de ladrões, brigões, desonestos, arruaceiros, depravados e por aí a fora.
E passa a ser uma missão árdua "limpar a ficha" de ser brasileiro quando tem tantos que não se importam nem um pouco com a imagem que vão deixar na população local.
Vez por outra estoura uma "revolta" ou "caçada" aos brasileiros, como já aconteceu no Hawaii, na Gold Coast Australiana, na Espanha, em Portugal e na Califórnia (só pra citar algumas!).
Então cabe a mim e aos outros "macacos velhos" (mas não muito!) da estrada, alertar outros viajantes quanto aos cuidados que devem ser tomados em relação a sua saúde, relação com o meio ambiente e com as outras pessoas.
Educação e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!
E alertar e informar outros viajantes é obrigação e faz parte da etiqueta de quem quer botar o pé na estrada.