Nesses tempos modernos, onde somos cercados por artificialidades por toda parte, é até difícil identificar possíveis causadores de alergias.
Na minha infância, e não faz tanto tempo assim, era raro encontrar alguma criança com Dermatite, e atualmente é muito comum, com uma constância que vai aumentando com o passar do tempo.
Mas parece que o aumento expressivo nos casos de alergias, principalmente Dermatite Atópica, sobretudo em crianças, está relacionado com a ingestão de substâncias artificiais incorporadas aos alimentos, como corantes, conservantes, saborizantes, acidulantes, e vários outros desses algumacoisantes, e inclusive, alergia ao material que reveste a parede interna de muitas embalagens.
O fato da gestante abolir alimentos com esses ingredientes em sua dieta durante a gestação, não impede que a criança desenvolva alergia a estes produtos, e pode até colaborar para o aparecimento do processo alergênico na criança.
É claro que não podemos generalizar, nem descartar fatores genéticos nem outros fatores ambientais no processo que desencadeia a Dermatite Atópica e outros tipos de alergia.
Como já foi falado, o mundo hoje está envolto por uma aura de poluição, e uma das coisas mais difíceis é descobrir exatamente a(s) substância(s) causadora(s) da alergia, num processo de investigação médica que pode levar anos.
O tratamento geralmente é caro, requer paciência e jogo de cintura para convencer a criança a não comer guloseimas, refrigerantes e demais quitutes impregnados de substâncias proibidas na dieta deles.
Os tratamentos com mais eficácia é a Himunoterapia Ativada, onde o organismo e seu sistema himunológico são levados a "se acostumar" com a presença da substância nociva.
De qualquer maneira, toda essa gama de alergias que estão aflorando em nossa sociedade moderna estão fazendo com que as pessoas passem a prestar mais atenção no que estão consumindo, lendo mais atentamente os rótulos dos alimentos industrializados e dando mais importância e valor aos alimentos orgânicos e naturais.
Então talves estejamos sendo forçados a nos tornar mais "naturebas", por pressão da sociedade industrializada que criamos sem medir as consequências, num processo parecido com o que estamos assistindo com os fenômenos meteorológicos extremos e mudanças climáticas que estão nos levando a repensar a relação que temos com a natureza.
No cerne desses problemas está nossa visão imediatista e inconsequente, ou seja, estamos passando pela adolescência de nossa sociedade. Tomara que vivamos para chegar a maturidade!